TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

 

Data limite para envio de resumos: 30/04/2019

 

Os trabalhos originais deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo simples, com no mínimo 150 e no máximo 300 palavras; a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, objetivos, método, resultados, conclusão, contribuições ou implicações para a Enfermagem. Não incluir referências no resumo.
O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta da língua que foi submetido; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda - 3,0 cm, margens inferior e direita - 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros no resumo. Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol, de acordo com o idioma do país de origem do autor do trabalho.

O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda. Na linha seguinte, deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do relator. Ao final do texto, deverão ser incluídos, até três descritores (DECs Bireme - http://decs.bvs.br/) e um dos eixos ou área temática a seguir:

 

Eixos:
1. Política de desenvolvimento da ciência da enfermagem brasileira
2. Pesquisa e financiamento da ciência da enfermagem
3. Agenda de prioridades de pesquisa em enfermagem
4. Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem

 

Áreas temáticas:
1. Fundamentos Teórico-Filosóficos do Cuidar em Saúde e Enfermagem
2. Tecnologia em Saúde e Enfermagem
3. Ética em Saúde e Enfermagem
4. História da Enfermagem
5. Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem
6. Saúde e Qualidade de Vida
7. Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem
8. Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
9. Produção Social e Trabalho em Saúde e Enfermagem
10. Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
11. Informação e Comunicação em Saúde e Enfermagem

 

No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato. É obrigatório que o relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação. Para usufruir dos descontos na inscrição, o relator inscrito na categoria de Associado da ABEn deverá enviar o comprovante digitalizado, no formato pdf ou jpeg, de quitação da anuidade de 2019, juntamente com o resumo.


Cada relator poderá submeter no máximo dois trabalhos.

 

 

Critérios para a avaliação dos resumos

 

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as seguintes regras:

 

1) o conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do 20º SENPE e relacionar-se à área temática escolhida;

 

2) o conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;

 

3) deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;

 

4) o resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

 

 

Modalidades de trabalhos científicos

 

O relator deverá optar pela forma de apresentação do trabalho: pôster, comunicação coordenada e tema livre para prêmio. Entretanto, a Subcomissão de Temas poderá redirecionar a forma de apresentação dos trabalhos selecionados, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares. Para facilitar a organização e distribuição dos trabalhos inscritos nas modalidades Comunicação Coordenada e Pôster, de acordo com as áreas afins, os autores deverão escolher a área temática e indicar no formulário de inscrição.

 

a. Comunicação coordenada:
Na modalidade comunicação coordenada, as apresentações serão organizadas com temas afins e o relator deverá indicar a necessidade de equipamento multimídia (data-show). O tempo de apresentação será de até 10 minutos, sendo reservado 05 minutos adicionais para perguntas do público. Esta modalidade se destina, exclusivamente, à apresentação de resultados de teses, dissertações e pesquisas concluídas, que guardem relação com as temáticas do 20˚ SENPE. Os trabalhos serão apresentados na forma oral utilizando dispositivo de multimídia (data-show), contando com um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema coordenado com os interessados.

 

b. E-Pôster (poster eletrônico)
Esta modalidade destina-se à apresentação de estudos concluídos (trabalhos de conclusão de curso, monografias, relatos metodológicos, por exemplo), classificados de acordo com ou eixos ou as áreas temáticas do 20˚ SENPE. Os posters devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas a seguir:
. Usar o formato de arquivo Power Point (PPT), em um único slide.
. Tamanho de página: 14cm x 25cm (largura x altura);
. Orientação de página: Retrato;
. Tipo de fonte e tamanho de letra: Times New Roman, tamanho mínimo 10
. É permitida a utilização de imagens e gráficos.
Os trabalhos serão apresentados na forma oral e visual, em local e máquina indicada para tanto, de acordo com grade de apresentação específica. É indispensável a presença do relator para explanação apresentação do trabalho.
Os relatores serão informados com antecedência sobre o dia, horário e número da máquina que seu e-poster será projetado e apresentado para os participantes do evento.
Importante: a entrega do pôster eletrônico é de responsabilidade do relator e de acordo com orientações a serem postadas no site do evento. A organização do evento não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo ou elaborado fora das normas estabelecidas.

 

c. Temas Livres para Prêmios:

Esta modalidade destina-se à apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão aos prêmios oferecidos no 20o SENPE. Além dos resumos, os trabalhos deverão ser enviados na íntegra (trabalho completo) e sem identificação dos autores, em formato PDF, via sistema online, no idioma do autor principal, conforme normas da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), disponíveis em http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm, não significando garantia de publicação dos trabalhos premiados nesse periódico. Os trabalhos serão apresentados na forma oral com dispositivo de multimídia (data-show), com tempo de apresentação de 15 minutos. Haverá um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema com os interessados. Antes de inscrever o trabalho para prêmio, clique no link específico para conhecimento do Regimento de cada prêmio. Para concorrer a prêmio, o trabalho deve estar inscrito no 20o SENPE, ter caráter inédito atestado por seus autores, concorrer única e especificamente a um Prêmio e, como condição sine qua non, ser apresentado por um dos seus autores, em Sessão de Comunicação Oral. Como cada prêmio tem um foco específico, é preciso seguir os temas e normas de cada um (veja abaixo).


Conheça os prêmios que serão concedidos durante o 20º SENPE:

 

Prêmio Edith Magalhães Fraenkel – clique aqui para a leitura do Regulamento

Prêmio Zaira Cintra Vidal – clique aqui para a leitura do Regulamento

 

 

Normas para lançamento de publicações


Serão aceitas publicações inéditas, cientificas ou de ficção, nos diferentes formatos: CD Rom, DVD, livro, revista, material educativo etc.
a) As obras podem versar sobre o tema central do 20˚ SENPE ou estarem relacionadas ao ensino, pesquisa e trabalho em saúde e em enfermagem.
b) Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no 20˚ SENPE ou a editora da obra ser expositora no evento.
c) A Subcomissão de Temas analisará as solicitações, decidirá pela sua aceitação e notificará o autor no caso de aceite.

 

Ao inscrever-se, o solicitante deverá informar o seguinte:
- Nome da obra;
- Nome completo dos autores;
- Comprovante de inscrição do autor ou editora no evento;
- Resumo da obra;
- Capa e sumário do livro em formato PDF;
- Ano de lançamento;
- Endereço e telefone do responsável pelo lançamento;
- Declaração de ineditismo da obra por um dos autores em eventos nacionais de enfermagem.

A listagem geral das obras selecionadas, informando a data, horário e local do lançamento, será divulgada na última versão da programação do evento, que ficará disponível no site. Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos como relator

 

 

Normas para proposição de simpósios e painéis temáticos, reuniões de grupos de interesse e de redes temáticas

 

Nas modalidades de cursos, simpósios, painéis e reuniões temáticas, os interessados deverão enviar um resumo (mínimo de 150 e máximo de 300 palavras), incluindo o titulo (máximo de 16 palavras), objetivos, sistemática de desenvolvimento da atividade proposta, resultados esperados, responsáveis pela realização, nomes dos participantes (limite de 4 pessoas, incluindo o moderador) e público alvo.
Indicar a necessidade de equipamento multimídia (data-show). O tempo da atividade não poderá ultrapassar 2 horas. Esta(s) modalidade(s) se destina(m), exclusivamente, à apresentação de pesquisas com metodologias inovadoras, concepções teóricas inovadoras e ensaios teóricos construídos a partir de resultados de pesquisas; todos devem guardar estreita relação com os eixos temáticos do 20˚ SENPE. Os custos relacionados aos deslocamentos e hospedagens dos propositores e participantes nessa modalidade de atividade NÃO serão custeados pela organização do evento. Todos os painelistas, membros dos grupos de interesse e redes temáticas, e simposiastas devem estar inscritos no evento.

 

OBSERVAÇÕES
1. A Subcomissão de Temas somente irá avaliar os trabalhos e proposições de atividades que estiverem em conformidade com as normas.
2. Todo trabalho, após ser submetido à Subcomissão, não poderá sofrer alteração. Portanto, atenção ao anexar o seu arquivo! Verifique se realmente é o arquivo correto a ser anexado no sistema.
3. Os certificados de apresentação de Comunicação Coordenada, Poster e Prêmios só serão fornecidos aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus trabalhos. Estes certificados estarão disponíveis online em arquivo PDF, no mesmo link de inscrições, aproximadamente 15 dias após a realização do 20˚ SENPE.

 

Promoção:
ABEn Nacional

Realização:
ABEn Seção Rio de Janeiro
 



 

Apoio

Institucional:

           



 

Empresa

Organizadora:

  Win Eventos  

Agência de

Turismo: