CONGRESSO »   APRESENTAÇÃO

O 70º CBEn e demais eventos promovidos pela ABEn Nacional e realizados pela ABEn Seção Paraná acontecerão na cidade de Curitiba -Paraná, no período de 13 a 16 de novembro de 2018.


O estado do Paraná teve o privilégio de sediar quatro Congressos Brasileiros de Enfermagem, organizados nos anos de 1962, 1974, 1991 e 2001, ressaltando que o último Congresso teve a participação de 5.831 congressistas, 4.321 trabalhos científicos apresentados e 82 livros lançados. Na ousadia de alcançar público semelhante, se requer estratégias capazes de mobilizar a categoria para discussão de temas relevantes ao seu processo de cuidar.


Deste modo, a programação científica do 70º CBEn é orientada pelo tema central “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”. Este tema se desdobrará também para o desenvolvimento do 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica de Saúde-SENABS, do 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem – CLAHEn e do 4º Encontro de Enfermagem Militar.


O tema foi escolhido a partir de consulta pública em redes sociais, a qual resultou em lista preliminar de mais de uma centena de assuntos. Após a categorização dos assuntos por similaridade e retrospectiva dos temas das últimas edições do CBEn, o Comitê Gestor do 70º CBEn e dos demais eventos convidou instituições de saúde e de ensino para participarem de oficina para sua discussão e definição. A oficina contou com a presença de 26 enfermeiros, culminando com a composição da Comissão de Temas e com indicativo do tema central e de seus principais eixos. Duas semanas após a oficina, membros da Comissão de Temas trabalharam sobre o material produzido e construíram o título provisório, que posteriormente foi apresentado, debatido e aprovado no Conselho Nacional da ABEn - CONABEn.


Foram definidos três eixos temáticos, a saber: Eixo 1 - A história e a contemporaneidade do processo de cuidar; Eixo 2 - Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde, e Eixo 3 - Ética e bioética no processo de cuidar.


No 6º SENABS o tema será no domínio da Atenção Primária a Saúde; o 5º CLAHEn será direcionado aos determinantes históricos do processo de cuidar; e para o 4º Encontro de Enfermagem Militar o tema seja discutido no cenário da prática militar.
O Comitê Gestor já realizou contatos na perspectiva de parcerias, dentre outras, com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual de Maringá. 


O Paraná sente-se honrado em receber a Enfermagem brasileira e recorre ao pensamento do seu poeta Paulo Leminski, que afirma “Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além. ”

 



Promoção:
ABEn Nacional

Realização:
ABEn Seção Paraná
    Apoio:     Organização:   Win Eventos