Trabalhos e Normas


68º Congresso Brasileiro de Enfermagem – CBEn

"A construção histórica da enfermagem no cuidado em saúde: saberes e práticas na defesa do SUS".


27 a 30 de outubro de 2016
Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, Brasil


Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos e Publicação de

Data inscrição de trabalhos: até 30.08.2016


Link para submissão de trabalhos: https://cben.imkeventos.com.br/inscricoes/#/acompanhar-inscricao/login

Passo a Passo para Envio de Trabalho Científico:

1º Passo - Acesse o site do evento (www.abeneventos.com.br/68cben)
2º Passo - Clique em no botão "Inscreva-se"
3º Passo - Na parte superior da página clique em "Acompanhar Inscrição"
4º Passo - Coloque "Login" e "Senha" recebidos no email após o cadastro da inscrição
5º Passo - Clique em "Inscrição Trabalho Científico" e seguida no botão "Inscrição Trabalho Científico"
6º Passo - Preencha os campos solicitados no envio e o final clique em "Finalizar Inscrição"

* SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Normas para inscrição de trabalhos


Os trabalhos deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo simples (150 a 300 palavras) qualquer que seja a modalidade escolhida, a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusões, contribuições / implicações para a Enfermagem e referências (no máximo cinco 05, estilo Vancouver). O número máximo de autores por trabalho é de 6 autores, incluindo o relator.

As informações acima citadas deverão ser digitadas sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa. Para os trabalhos concorrentes à modalidade de prêmios, além das informações digitadas, deverão também anexar o arquivo na íntegra em formato PDF com as seguintes formatações: Fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda (3,0 cm), margens inferior e direita (2,0 cm). O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda. Na linha seguinte, deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do relator. Ao final do texto, deverão ser incluídos, até três descritores (DECs Bireme – http://decs.bvs.br/) e um dos eixos temáticos do evento. Poderão ser incluídas figuras, tabelas ou quadros somente no arquivo PDF de trabalho na íntegra.

EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. 
EIXO III – Organização Política da Enfermagem.

No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato.

Cada relator poderá submeter até dois trabalhos. O relator poderá optar pelo modo de apresentação do trabalho como e-pôster, comunicação coordenada ou prêmio, entretanto, a Subcomissão de Temas poderá, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares, redirecionar o modo de apresentação.

2. Critérios para a avaliação dos resumos

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as regras a seguir:

a) O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do 68°CBEn e relacionar-se ao eixo temático escolhido.
b) O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica.
c) Encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do
texto consistente e compreensível para o leitor.
d) O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

3. Modalidades de trabalhos científicos

As modalidades de apresentação de trabalhos científicos no 68° CBEn serão: comunicação coordenada, tema livre para prêmio e e-pôster. Os tipos de trabalho podem ser: relato de experiências nos serviços de saúde ou comunidades, projetos de intervenção, pesquisas, extensão, resultados de pesquisas de trabalhos de final de curso (TCC), cursos de especialização, dissertação de mestrado, tese de doutorado e outras pesquisas científicas. Para facilitar a organização e distribuição dos trabalhos inscritos nas modalidades comunicação coordenada e e-pôster de acordo com as áreas afins, os autores deverão escolher o eixo e indicar no formulário de inscrição.

a) Comunicação Coordenada:

Na modalidade de comunicação coordenada, as apresentações serão organizadas com temas afins, o relator deverá indicar a necessidade de equipamento multimídia (data show). O tempo de apresentação será de até 8 (OITO) minutos, sendo reservados 2 (DOIS) minutos para perguntas. Esta modalidade se destina, exclusivamente, a apresentação de resultados de teses, dissertações e pesquisas concluídas, que guardem relação com as temáticas do 68º CBEn e seus desdobramentos. Os trabalhos serão apresentados na forma oral utilizando dispositivo de multimídia (data show), divididos por subtemas que se inter-relacionem ou se complementem, contando com um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema coordenado com os interessados.

b) E-Pôster (Pôster Eletrônico)

Esta modalidade destina-se à apresentação de projetos e pesquisas concluídas (estudos de caso, revisões sistemáticas, entre outros) e relatos de experiências, de acordo com os eixos temáticos do 68º CBEn. Os e-pôsteres deverão ser construídos de acordo com o modelo disponibilizado pelo site do Evento. Os resumos dos trabalhos nesta modalidade seguirão as normas de elaboração de trabalhos do evento. Os autores dos trabalhos deverão digitar o resumo no sistema e anexar um arquivo com a apresentação do mesmo em formato PPT, conforme modelo disponibilizado no site. Cada trabalho terá 01 lâmina para colocar seu conteúdo. Os trabalhos serão apresentados na forma oral/visual pelo relator, em local destinado para o agrupamento de e-pôsteres, apresentação de três minutos e arguição de 2 minutos. Os relatores serão informados sobre o dia, a hora e o número da máquina em que seu e-pôster será projetado em uma grade de apresentação que será disponibilizada no site do Evento.
Os e-pôsteres devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas e configurações a seguir:
– Usar o formato de arquivo PowerPoint (PPT), em um único slide – Vide modelo;
– Configuração de Tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (largura x altura);
– Slides dimensionados para: Apresentação na tela (16:9);
– Orientação de página: Retrato;
– Tipo de fonte e tamanho de letra: Arial, tamanho mínimo
– É permitida a utilização de imagens e gráficos.

c) Temas Livres para Prêmios

Esta modalidade se destina a apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão aos prêmios oferecidos no 68º CBEn.  Além dos resumos simples, os trabalhos deverão ser enviados na íntegra sem identificação dos autores, em formato PDF, via sistema online, conforme normas da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm, não significando garantia de publicação dos trabalhos premiados no periódico.

Os trabalhos serão apresentados na forma oral com dispositivo de multimídia (data show), tempo de apresentação de 10 (DEZ) minutos e 05 (CINCO) para debate. Haverá um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema com os interessados. Para concorrer a prêmio, o  trabalho deve estar  inscrito no 68º CBEn, ter caráter inédito atestado por seus autores, concorrer única e especificamente a um Prêmio e, como condição sine qua non, ser apresentado por um dos seus autores, em Sessão de Comunicação Oral. Como cada prêmio tem um foco específico, é preciso seguir os temas e normas de cada um (veja abaixo).
Antes de inscrever o trabalho a prêmio, clique no link específico para conhecimento do Regimento de cada prêmio oferecido. Conheça os prêmios que serão concedidos durante o 68º CBEn:

• Para estudantes de graduação em Enfermagem e associados temporários da ABEn

- Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Escola de Enfermagem Alfredo Pinto” deverão ter por objeto a “História da Enfermagem Brasileira”. Saiba mais – clique aqui »

- Glete de Alcântara – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Glete de Alcântara” deverão versar sobre o tema central da Semana Brasileira de Enfermagem do ano em curso. Saiba mais – clique aqui »

- Marina de Andrade Rezende – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Marina de Andrade Rezende” deverão versar sobre “Enfermagem”. Saiba mais – clique aqui »

• Para associados efetivos e especiais da ABEn - Haydée Guanais Dourado – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Haydée Guanais Dourado” deverão focalizar a “promoção do desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de Enfermagem”. Saiba mais – clique aqui »

- Rosi Maria Koch – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Rosi Maria Koch” deverão versar sobre “Fundamentos de Enfermagem”. Saiba mais – clique aqui

- Jane da Fonseca Proença – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Jane da Fonseca Proença” deverão versar sobre “Enfermagem psiquiátrica, saúde mental e relacionamento interpessoal, que contribuam para o desenvolvimento da Enfermagem”. Saiba mais – clique aqui »

- Laís Neto dos Reis – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Laís Neto dos Reis” deverão abordar “atividades da prática profissional efetivamente realizadas, que representem uma expansão do papel do enfermeiro em nova área de atenção ou em área tradicional, porém com maior grau de autonomia”. Saiba mais – clique aqui »

- Maria Cecília Puntel de Almeida – Os trabalhos inscritos para o Prêmio Maria Cecília Puntel de Almeida deverão ser resultado de dissertação ou tese defendida em programa de pós-graduação. Saiba mais – clique aqui »

- Noraci Pedrosa Moreira – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Noraci Pedrosa Moreira” deverão versar sobre o “tema central do CBEn do ano em curso. Saiba mais – clique aqui »

- Vilma de Carvalho – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Vilma de Carvalho” deverão ser desenvolvidos na “área de ensino de Enfermagem”. Saiba mais – clique aqui »

- Wanda de Aguiar Horta – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Wanda de Aguiar Horta” deverão ter como objeto a “prática de Enfermagem”. Saiba mais – clique aqui »

• Para associados efetivos, especiais e temporários da ABEn

- Marcos Otávio Valadão e Edma Rodrigues Valadão
 – Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Marcos Otávio Valadão e Edma Rodrigues Valadão” deverão ter por objeto as “lutas éticas e políticas da Enfermagem”. Saiba mais – clique aqui »

- Rosalda da Cruz Nogueira Paim - Os trabalhos inscritos para o Prêmio “Rosalda da Cruz Nogueira Paim” deverão ter como objeto a "Contribuição Exitosa, Criativa ou Inovadora para o Cuidado ao Indivíduo e Coletividade", ter caráter inédito, atestado por seus autores. Saiba mais – clique aqui »

4. Normas para lançamento de publicações

Serão aceitas publicações inéditas, científicas ou de ficção, nos diferentes formatos: CD-ROM, DVD, livro, revista, material educativo, dentre outros.
a) As obras podem versar sobre o tema central do 68º CBEn e/ou estarem relacionadas ao ensino, pesquisa e trabalho em saúde e em enfermagem.
b) Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento ou a editora da obra ser expositora no evento.
c) A subcomissão de temas analisará as solicitações, decidirá pela sua aceitação e notificará o autor do aceite.

Ao inscrever-se o solicitante deverá informar o seguinte:
– Nome da obra;
– Nome completo dos autores;
– Comprovante de inscrição do autor e/ou editora no evento;
– Resumo da obra;
– Capa e sumário do livro em CD;
– Ano de lançamento;
– Endereço e telefone do responsável pelo lançamento;
– Declaração de ineditismo da obra por um dos autores em eventos nacionais de enfermagem.

A listagem geral das obras selecionadas, informando a data, horário e local do lançamento, será divulgada na última versão da programação final do evento, que ficará disponível no site.

NOTAS TÉCNICAS:

OBSERVAÇÃO 1:
 A Comissão de Temas somente irá avaliar os trabalhos que estiverem dentro das normas.

OBSERVAÇÃO 2: Todo trabalho após submetido à comissão não poderá sofrer alteração. Portanto, atenção ao anexar o seu arquivo! Verifique se realmente é o arquivo correto a ser anexado no sistema.

OBSERVAÇÃO 3: Os certificados de apresentação de Comunicação Coordenada, E-Pôster e Prêmios só serão fornecidos aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus trabalhos! Estes certificados estarão disponíveis online em arquivo PDF, no mesmo link de inscrições, 15 dias após a realização do Congresso.

OBSERVAÇÃO 4: Os certificados de participação e apresentação de trabalhos somente estarão disponíveis online no site do evento até 120 dias depois do término do evento. Após esse período será cobrada uma taxa de R$ 80,00 por certificado. As inscrições deverão ser encaminhadas a ABEn Seção Distrito Federal, aos cuidados da Subcomissão de Temas, por meio do e-mail: trabalhos68cben@gmail.com
Realização                                                  Organização                                                  Patrocínio                                                  Apoio