64º CBEn e 3º CLAHEn
Português Español
Port Esp


ABEn Eventos
Portal ABEn Eventos
[visite o site]
TEMA CENTRAL: EMPODERAMENTO DA ENFERMAGEM NA ALIANÇA COM O USUÁRIO
 


Mensagem da Comissão Executiva »


Mensagem de Boas vindas da Comissão Executiva

A Diretoria da Seção Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn-RS - sente-se honrada em sediar, na cidade de Porto Alegre, o 64º CBEn e 3º CLAHEn. O tema central de ambos os eventos - “Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário” - tomou como marco de referencia a série histórica dos Congressos anteriores. Ao longo de seus 65 anos de realização de congressos, a Enfermagem Brasileira vem discutindo a profissão, em todas as suas dimensões.  Tem abordado a problemática do cuidado de enfermagem na interface com o cuidado de saúde e sua relação política com o usuário do Sistema de Saúde no país. A defesa dos direitos de cada cidadão e cidadã brasileira a ter acesso a cuidados de Enfermagem qualificados e realizados por profissionais de Enfermagem competentes e habilidosos.

A partir destas reflexões da inserção da enfermagem em todos os cenários de saúde, sua participação e visibilidade nos suscitou questionamentos tais como: porque a profissão que, em todo o momento, está presente na vida dos usuários, não tem recebido o devido reconhecimento social e político? Porque essa atuação se dá, dialeticamente, no plano do (in)visível? Porque defendemos os pacientes e divulgamos tão pouco o que estamos fazendo?

Nesse processo de mostrar o que fazemos e para quem fazemos, pensamos que poderíamos estar contribuindo para a profissão discutindo os eixos temáticos e propondo novos caminhos para a promoção do empoderamento Enfermagem na aliança com o usuário do SUS.

Durante o ano de 2010 a enfermagem mundial discutiu suas bases teóricas e práticas, tomando como marco o legado de Florence Nightingale: a constituição da Enfermagem como trabalho organizado, produzido, reproduzido e controlado pelas próprias enfermeiras, tendo como fazer o cuidado de enfermagem planejado em conformidade com a necessidade do ser cuidado e as circunstâncias de cada momento.

Florence lutou pelo exercício da enfermagem fundamentado em bases éticas, em rigor disciplinar, em altos padrões morais, em profundo respeito pelo sofrimento, pela dor e em algumas certezas como: “cabe à enfermagem deixar o paciente nas melhores condições para que a natureza atue sobre ele”. Ao escrever a primeira Teoria de Enfermagem estabeleceu padrões técnicos a serem seguidos por todos que se dedicassem à arte de cuidar em enfermagem, os quais contemplam não só o trabalho em si, mas o ensino, a gestão, a pesquisa e a formação dos novos profissionais. Esses princípios não podem nem devem ser subestimados.

Das reflexões que se produziram em 2010 resultaram recomendações à categoria e projetos deste segmento profissional para as políticas públicas, principalmente as de saúde, a fim de que os debates se configurassem em ações concretas, capazes de impactar a qualidade de vida e o patamar de saúde das pessoas, tanto no plano individual como coletivo.

Os indicadores sociais e os índices epidemiológicos retratam uma população profundamente desigual, co-existindo aqueles que sofrem problemas considerados dos países pouco desenvolvidos ao lado daqueles que são acometidos pelas doenças das sociedades industriais, plenamente desenvolvidas. Ambos requerem cuidados de enfermagem de complexidade variada, necessitando contar com profissionais éticos, científica e politicamente preparados, capazes de cuidar com segurança de quem sabe o que faz.

Da mesma forma, os avanço técnico e científico abrem novas perspectivas e novos cenários de prática, ampliando-se as possibilidades do trabalho autônomo legalmente sustentado.

O resgate do processo de Enfermagem para a sistematização do cuidado, ligado às novas taxonomias, em especial à Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem - CIPE®, representa  um vasto campo a se investir, considerando o caráter que confere às intervenções de enfermagem, tão valiosas para a visibilidade da profissão.

O conjunto dessas reflexões traz à tona a responsabilidade social que os profissionais de enfermagem têm com a saúde das pessoas e com a própria organização da categoria, para que se faça ver e ouvir no que diz respeito ao processo de trabalho em saúde e sua organização.  Nessa perspectiva, abre espaço para as relações sociais solidárias, para a integralidade da atenção e respeito mútuo, resultando no fortalecimento das relações com o usuário. O tema permite discutir o entendimento que a enfermagem tem sobre si mesma, as bases em que sustenta o seu agir, as muitas estratégias de participar proativamente das políticas de saúde e da  enfermagem, resignificando a profissão para si e para a sociedade.


Imprimir »   |   Principal »   |   Topo »   |   Voltar »


Notícias e Destaques »


Curta a fanpage da ABEn Nacional Fanpage ABEn Nacional




Certificado online »
Certificado online
Acesse o sistema para imprimir o seu certificado de participação.
Clique aqui »


Notícias »
Fique por dentro de todas as notícias.
Clique aqui para ler »

News 1
News 1 - 64 CBEn
News 2
News 2 - 64 CBEn
News 4
News 4 - 64 CBEn
     
News 5 - 64 CBEn E-mkt 1 - 64 CBEn  


A série PROENF ganha um programa especifico em Atenção Primária e Saúde da Família
Clique aqui para ler »

Video: Suzanne Gordon
Video Suzanne Gordon

A cidade de Porto Alegre espera por vocês
Clique aqui para ler »

Local de realização - Porto Alegre
Clique aqui para ler »

O Centro de Eventos da PUCRS
Clique aqui para ler »


Trabalhos Científicos »
Grade de Apresentações - Sessões Pôster
Clique aqui para ter acesso a grade »


EDITAL SAÚDE DA FAMÍLIA EDITAL DA IV MOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA / SAÚDE DA FAMÍLIA


Porto Alegre na lista para as 7 Cidades Mais Maravilhosas do Mundo
Fonte: site ABEOC - 28/02/2012
Clique aqui para ler »


Regimento do 64º CBEn »
Informe-se! Para baixar o regimento interno do evento clique aqui »


Local do Evento »
Local do Evento
Centro de Convenções da PUC/RS
Porto Alegre (RS)
Como chegar »


Fale Conosco »
Fale Conosco
ABEn Nacional: (61) 3226-0653
SGAN Quadra 603, Conjunto B
Brasília/DF - CEP 70830-030
aben@abennacional.org.br
www.abennacional.org.br

ABEn Rio Grande do Sul: (51) 3332-8622
Av. Venâncio Aires, 1191, S 142
Porto Alegre/RS - CEP 90040-190
aben-rs@abennacional.org.br

Win Central de Eventos: (62) 3241-3939
Rua 53, nº 58 - Jardim Goiás
Goiânia/GO - CEP 74.810-210
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br
www.wincentraldeeventos.com.br
 
ABEn NacionalPromoção:
Associação Brasileira
de Enfermagem

Realização:
ABEn Seção Rio Grande do Sul
Patrocínio e Apoio:

PUC RS
OPAS CAPES CNPQ
Ministério da Saúde
Porto Alegre Convention SERGS BIGFRAL TENA

COREN RS COFEN   Agência Oficial
de Turismo:


Valentin Turismo
Organização e
Comercialização:


Win Central de Eventos
Assessoria de
Comunicação:


Letra Editorial
Apresentação »   Diretoria ABEn »   Comissão »   Local »   Programa »   Inscrições »   Trabalhos Científicos »   Patrocínios/Estandes »   Pacotes »

64º CBEn e 3º CLAHEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem e Coloquio Latino Americano de Historia da Enfermagem
29 de outubro a 01 de novembro de 2012 - Centro de Convenções da PUC/RS - Porto Alegre (RS)

© Todos os direitos reservados a ABEn