64º CBEn e 3º CLAHEn
Português Español
Port Esp


ABEn Eventos
Portal ABEn Eventos
[visite o site]
TEMA CENTRAL: EMPODERAMENTO DA ENFERMAGEM NA ALIANÇA COM O USUÁRIO
 


Mensagem da ABEn Nacional »


A Associação Brasileira de Enfermagem-ABEn é uma entidade sem fins lucrativos que há 85 anos contribui significativamente para a formulação de políticas públicas na área de saúde e Educação de Enfermagem, no Brasil, propiciando em seus eventos nacionais e internacionais, espaços plurais de debates, de reflexão, de elaboração e encaminhamento de propostas para a viabilização de intervenções em saúde. Os eventos, do mesmo modo, se constituem em locus para o estabelecimento de consensos sobre prioridades de pesquisas e de ensino de enfermagem no país.

A Diretoria Nacional da ABEn e Eu sentimo-nos honradas em acolher os participantes do 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem (64º CBEn) e do 3o Coloquio Latino-americano de História da Enfermagem (3º CLAHEn), no período de 29 de outubro a 01 de novembro de 2012, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Tem-se a expectativa que, ao longo de quatro dias, a reflexão sobre o “Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário”, nos conduza ao estabelecimento de consensos de práticas clínicas,  socialização de experiências do fazer da Enfermagem nos diferentes cenários de prática profissional e a proposição de abordagens cientificamente produzidas para benefício das pessoas, grupos e coletividades humanas.

A expressão empoderamento vem sendo adotada por diferentes áreas de conhecimento com uma multiplicidade de efeito polissêmico. Na enfermagem, Freirianamente pensando, o empoderamento pode ser compreendido como processo e movimento. No processo de reflexão sobre a realidade da vida humana, das estruturas e conjunturas, práticas culturais e sociais injustas, opressivas e discriminatórias,  pessoas/grupos  encontram os caminhos da libertação, revelam-se como sujeitos de direitos, desvelam as possibilidades de superar a opressão/opressor hospedados  dentro de si, para então formular ações transformadoras dessa realidade. Trata-se de um processo, em que há um deslocamento de sentidos dos sujeitos, pois da condição de oprimido move-se para a de libertado, ativo e transformador. O profissional/estudante de enfermagem partícipes desse movimento, ao empoderar-se, processualmente, no encontro com o usuário/pessoa sob seus cuidados.

O cuidado de enfermagem insere-se nesse processo de empoderamento,  sempre que o profissional/estudante de enfermagem concebê-lo como um direito de cidadania das pessoas/grupos; uma resposta à necessidade social em saúde no enfrentamento dos determinantes sociais da saúde, que podem oprimir ou libertá-los.

O empoderamento ultrapassa o apelo de atitudes paternalistas, de proteção excessiva e de tomadas de decisão unilaterais por parte dos profissionais. O objetivo é estabelecer vínculos para promover a autonomia de pessoas vulnerabilizadas pelas estruturas, conjunturas e práticas culturais e sociais opressivas, trazendo o usuário/pessoas para participar conosco em nível de igualdade, numa perspectiva de aliança e parceria. Isso exige uma mudança de atitude dos profissionais, em relação ao compartilhamento do poder e ao reconhecimento das capacidades de cada um no processo de autonomia.

Nesse sentido,  o tema central do evento - “Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário” - será desenvolvido em três eixos, a saber: a) historicidade da Enfermagem  nos espaços de poder; b) empoderamento da Enfermagem na contemporaneidade; c)  empoderamento do usuário para  o controle social, tendo como tema síntese, a aliança da Enfermagem com o usuário na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).  

A programação envolverá atividades cientificas e socioculturais, incluindo conferências, mesas redondas, sessões de exposição de pôster, coordenadas, temas livres concorrentes a prêmios, “Tenda Paulo Freire”, Feira de Exposição (tecnológica e livros), jantar de confraternização, apresentação de grupos culturais, e muita outras atrações.

No sentido de ampliar o acesso dos estudantes e dos trabalhadores de Enfermagem ao 64º CBEn e 3º CLAHEn, a entidade amplia sua política de adesão aos eventos, com preços e condições especiais.

Há novidades, navegue no site e aproveite as oportunidades!
Sejam todas e todos muito bem-vindos!


Ivone Evangelista Cabral e Diretoria da ABEn Nacional.


Imprimir »   |   Principal »   |   Topo »   |   Voltar »


Notícias e Destaques »


Curta a fanpage da ABEn Nacional Fanpage ABEn Nacional




Certificado online »
Certificado online
Acesse o sistema para imprimir o seu certificado de participação.
Clique aqui »


Notícias »
Fique por dentro de todas as notícias.
Clique aqui para ler »

News 1
News 1 - 64 CBEn
News 2
News 2 - 64 CBEn
News 4
News 4 - 64 CBEn
     
News 5 - 64 CBEn E-mkt 1 - 64 CBEn  


A série PROENF ganha um programa especifico em Atenção Primária e Saúde da Família
Clique aqui para ler »

Video: Suzanne Gordon
Video Suzanne Gordon

A cidade de Porto Alegre espera por vocês
Clique aqui para ler »

Local de realização - Porto Alegre
Clique aqui para ler »

O Centro de Eventos da PUCRS
Clique aqui para ler »


Trabalhos Científicos »
Grade de Apresentações - Sessões Pôster
Clique aqui para ter acesso a grade »


EDITAL SAÚDE DA FAMÍLIA EDITAL DA IV MOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA / SAÚDE DA FAMÍLIA


Porto Alegre na lista para as 7 Cidades Mais Maravilhosas do Mundo
Fonte: site ABEOC - 28/02/2012
Clique aqui para ler »


Regimento do 64º CBEn »
Informe-se! Para baixar o regimento interno do evento clique aqui »


Local do Evento »
Local do Evento
Centro de Convenções da PUC/RS
Porto Alegre (RS)
Como chegar »


Fale Conosco »
Fale Conosco
ABEn Nacional: (61) 3226-0653
SGAN Quadra 603, Conjunto B
Brasília/DF - CEP 70830-030
aben@abennacional.org.br
www.abennacional.org.br

ABEn Rio Grande do Sul: (51) 3332-8622
Av. Venâncio Aires, 1191, S 142
Porto Alegre/RS - CEP 90040-190
aben-rs@abennacional.org.br

Win Central de Eventos: (62) 3241-3939
Rua 53, nº 58 - Jardim Goiás
Goiânia/GO - CEP 74.810-210
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br
www.wincentraldeeventos.com.br
 
ABEn NacionalPromoção:
Associação Brasileira
de Enfermagem

Realização:
ABEn Seção Rio Grande do Sul
Patrocínio e Apoio:

PUC RS
OPAS CAPES CNPQ
Ministério da Saúde
Porto Alegre Convention SERGS BIGFRAL TENA

COREN RS COFEN   Agência Oficial
de Turismo:


Valentin Turismo
Organização e
Comercialização:


Win Central de Eventos
Assessoria de
Comunicação:


Letra Editorial
Apresentação »   Diretoria ABEn »   Comissão »   Local »   Programa »   Inscrições »   Trabalhos Científicos »   Patrocínios/Estandes »   Pacotes »

64º CBEn e 3º CLAHEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem e Coloquio Latino Americano de Historia da Enfermagem
29 de outubro a 01 de novembro de 2012 - Centro de Convenções da PUC/RS - Porto Alegre (RS)

© Todos os direitos reservados a ABEn