14/10/2010

Conferência e mesa redonda tratam da organização político-profissional durante o Congresso de Enfermagem

Maria Auxiliadora Córdova Christófaro divide com os participantes do Congresso sua história de liderança, e a tortura sofrida na época da ditadura, como prévia à mesa redonda.



Substituindo o palestrante Gastão Wagner, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-presidente da ABEN Nacional, Maria Auxiliadora Córdova Christófaro, discursou na conferência sobre Organização Político Profissional: Responsabilidade Ética. A atividade foi uma preparação à mesa redonda que reuniu a atual presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes e do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, e a presidente da FNE, Sílvia Casagrande.

Antes de iniciar a discussão teórica, Maria Auxiliadora contou sua história de liderança e revelou a tortura sofrida nos porões da ditadura. “Meus alunos estão sentados aqui surpresos. Eu nunca tinha contado isso a eles”, disse. A professora aprofundou conceitos sobre organização da profissão, ética e moral, e defendeu a valorização do profissional de Enfermagem. “Quem levou a vacinação de varíola para o Vale de Jequitinhonha? Foram os enfermeiros e os trabalhadores do atendimento básico. E nós não valorizamos isso”, disse.

Em seguida, a mesa redonda de mesmo tema trouxe representantes de organizações políticas da categoria, como ABEn, Cofen e FNE. A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Sílvia Casagrande, relatou que já houve um projeto de lei para diminuição da jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas. “A pressão da patronal para não ver nossa reivindicação atendida é muito grande”, concluiu.

Manoel Néri da Silva, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), defendeu o fortalecimento da categoria através da através da atuação conjunta das organizações. “O Conselho é uma autarquia pública que possui limites legais, mas é preciso inovar e caminharmos todos juntos”.

A presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes, lembrou que a Associação já tem 84 anos e que, diferente do Cofen e FNE, é uma entidade civil de caráter privado. “Entendemos que devemos respeitar as competências de cada organização, mas com articulação na defesa dos interessas da Enfermagem”.
Clique no botão abaixo e imprima o seu Certificado On Line:

clique aqui


clique aqui


clique aqui
 
Fotos do Congresso
Para quem quiser adquirir fotos do Congresso ainda dá tempo. Basta escolher no próprio estande da empresa Imagem & Arte ou depois entrar em contato com a empresa pelos telefones (48) 3206.4938 - 9115.5284 e www.imagemearte.fot.br


clique aqui


clique aqui
 
Ouça aqui a entrevista da presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes, à rede de rádios de SC
Qualidade das faculdades e dos serviços de Enfermagem são discutidos em Congresso na Capital. CLIQUE AQUI »


assista: clique aqui


 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS VEICULADAS ANTES DO EVENTO
CLIQUE AQUI »


 
A solicitação das pessoas que tem interesse em ministrar Cursos e Oficinas no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário (...)
Clique aqui e saiba mais »


 
A solicitação das pessoas que tem interesse em propor a realização de Grupos de Interesse no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário (...)
Clique aqui e saiba mais »


 
Ajude a divulgar o 62º CBEn em sua cidade. Imprima abaixo as peças divulgativas:

baixar baixar
Folder » Cartaz »


 
A solicitação de lançamento de livros no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário abaixo e envio do arquivo para o email:
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br


 
Win Central de Eventos: (62) 3241-3939
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br


 
aben eventos
   
 
62º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem