13/10/2010

Enfermeira canadense aborda Marketing Profissional e Visibilidade Social no 62º CBEn

Sioban Nelson, autora do livro "Diga pouco, Faça Muito", debateu com professores brasileiros a imagem do enfermeiro na sociedade.



Um dos grandes destaques do 62º CBEn foi a Mesa Redonda Marketing Profissional e Visibilidade Social, com a participação da enfermeira canadense Sioban Nelson, professora da Universidade de Toronto e autora do livro “Diga Pouco, Faça Muito”. Os convidados discutiram a imagem “doce” do profissional da Enfermagem no mundo e as conseqüências para a categoria.

“Somos sempre simbolizados como anjos, entre corações e mãos dadas. Temos de mudar isso”, começou a canadense, exibindo fotografias de propaganda com enfermeiros sempre associadas a estes elementos. Sioban é co-autora do livro “Do Silêncio a Voz”, ao lado da jornalista Suzanne Gordon, e “A Complexidade do Cuidado”, que busca mostrar o enfermeiro como um profissional que tem formação e capacidade técnica.

“Essa imagem angelical não mostra o conhecimento que se deve ter na profissão, nem a importância para a sociedade”, critica. A escritora considera essa imagem uma visão do século retrasado, e que o enfermeiro é o responsável por gerar este pensamento. “Eles se sentem bem, mas não é profissional. Quando nos apresentamos como um profissional, o paciente e até a família se sentem mais seguros”, fala Sioban.

A professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Isabel Amélia Costa Mendes, afirma que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a enfermagem é a espinha dorsal da saúde, mas que o profissional ainda é desvalorizado no Brasil. “Sem políticas de valorização, o profissional fica desestimulado e migra para outra ocupação”, diz Isabel. Já Francisca Valda da Silva, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ex-presidente da ABEN Nacional, acredita que o Marketing possa beneficiar o enfermeiro também de uma outra forma. “Direcionada para gestores e Estado para influenciar de forma decisiva nas políticas públicas de saúde do Brasil”, afirma.

Clique no botão abaixo e imprima o seu Certificado On Line:

clique aqui


clique aqui


clique aqui
 
Fotos do Congresso
Para quem quiser adquirir fotos do Congresso ainda dá tempo. Basta escolher no próprio estande da empresa Imagem & Arte ou depois entrar em contato com a empresa pelos telefones (48) 3206.4938 - 9115.5284 e www.imagemearte.fot.br


clique aqui


clique aqui
 
Ouça aqui a entrevista da presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes, à rede de rádios de SC
Qualidade das faculdades e dos serviços de Enfermagem são discutidos em Congresso na Capital. CLIQUE AQUI »


assista: clique aqui


 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS VEICULADAS ANTES DO EVENTO
CLIQUE AQUI »


 
A solicitação das pessoas que tem interesse em ministrar Cursos e Oficinas no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário (...)
Clique aqui e saiba mais »


 
A solicitação das pessoas que tem interesse em propor a realização de Grupos de Interesse no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário (...)
Clique aqui e saiba mais »


 
Ajude a divulgar o 62º CBEn em sua cidade. Imprima abaixo as peças divulgativas:

baixar baixar
Folder » Cartaz »


 
A solicitação de lançamento de livros no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário abaixo e envio do arquivo para o email:
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br


 
Win Central de Eventos: (62) 3241-3939
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br


 
aben eventos
   
 
62º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem