30/09/2010

Viagem pelo Centro Histórico de São José

Quem vem a Florianópolis, não custa dar uma passadinha na cidade vizinha: São José. É o quarto município mais antigo do estado. Quando foi fundado existiam apenas São Francisco do Sul, Nossa Senhora do Desterro - atual Florianópolis, e Santo Antônio dos Anjos da Laguna – hoje, somente Laguna. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população atual é de cerca de 200 mil habitantes e é um dos municípios que mais cresce. São José tem um Centro Histórico que vale a pena visitar.

Um dos atrativos é a Bica da Carioca, também conhecida como Largo da Carioca. Originalmente, era uma cachoeira, na qual os navios que passavam pela região paravam para se abastecer de água. Foi construída em 1843, com uma ampla cisterna coberta. Forneceu água potável para a maioria dos moradores da cidade por muitas gerações. Em 1893, com a reforma, recebeu o formato atual.

Além de atrativo turístico, tem muita história para contar. Era lá que as escravas se reuniam para buscar água e lavar as roupas de seus senhores. Quando começaram a surgir os automóveis na cidade, os motoristas que se deslocavam de Florianópolis para Palhoça ou Santo Amaro, paravam para abastecer o radiador. Situada ao lado da Igreja Matriz, a Bica transformou-se em um dos principais pontos de lazer de São José, atraindo moradores e turistas.

Igreja Matriz de São José

Quem visita o Centro Histórico do município, não pode deixar de conhecer as belezas da Igreja Matriz de São José, onde são encontradas relíquias sacras, como por exemplo, a imagem de São José, o padroeiro da cidade. Foi construída por volta de 1765, no mesmo local onde ficava a primeira capela da região. Além de ser a principal igreja da cidade, é uma das mais antigas. Em 1848, foi reconstituída. Porém, sua edificação preserva, até hoje, a arquitetura luso-açoriana.

Guarda Nacional, Casa da Câmara, Cadeia, Teatro e Jardim

Outro ponto turístico do Centro Histórico de São José é o Solar da Guarda Nacional, onde hoje funcionam o Museu Histórico e a Biblioteca Pública do município. A edificação já foi palco de um grande evento histórico. Foi esse prédio que os revoltosos da Revolução Federalista utilizaram como sede do governo, quando o município foi capital do estado de Santa Catarina, temporariamente. É o único prédio de São José que ainda conserva sua construção original, datada de 1722, em estilo colonial rústico português. Também já serviu de residência, escola militar e Quartel da Guarda Nacional.

Ainda no Centro Histórico, está localizada a Casa de Câmara e Cadeia, que foi inaugurada em 1859, com o objetivo de abrigar a cadeia, no andar inferior, e Câmara Municipal, Júri e Audiência, no andar superior. Apesar de já ter sido restaurado, é considerado um dos poucos exemplares desse tipo de edificação encontrados na região sul do Brasil.

Construído em 1854, o Theatro Adolpho Mello é a mais antiga casa de espetáculos de Santa Catarina. A idéia de construí-lo partiu da decisão do grupo de teatro Sociedade União Theatral, que apresentava dramas e comédias no salão paroquial. O teatro iniciou seus trabalhos em 1856, com a peça 'O monge da Serra D'Ossa', e serviu de palco e de cinema para muitas gerações. Quando foi inaugurado, recebeu o nome de Teatro São José. Mais tarde, em homenagem ao maestro e violinista José Adolpho Ferreira de Mello, passou a se chamar Theatro Adolpho Mello. É mais uma edificação que faz parte do Centro Histórico de São José.

Passando pela Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico, chama a atenção dos turistas, o Jardim Carlos Napoleão Poeta. Ficou famoso por ser um dos lugares por onde passaram Dom Pedro II e Dona Thereza Cristina, no século 19. Foi urbanizado em 1920, mas, suas palmeiras datam de 1903.
Clique no botão abaixo e imprima o seu Certificado On Line:

clique aqui


clique aqui


clique aqui
 
Fotos do Congresso
Para quem quiser adquirir fotos do Congresso ainda dá tempo. Basta escolher no próprio estande da empresa Imagem & Arte ou depois entrar em contato com a empresa pelos telefones (48) 3206.4938 - 9115.5284 e www.imagemearte.fot.br


clique aqui


clique aqui
 
Ouça aqui a entrevista da presidente da ABEn, Maria Goretti David Lopes, à rede de rádios de SC
Qualidade das faculdades e dos serviços de Enfermagem são discutidos em Congresso na Capital. CLIQUE AQUI »


assista: clique aqui


 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS VEICULADAS ANTES DO EVENTO
CLIQUE AQUI »


 
A solicitação das pessoas que tem interesse em ministrar Cursos e Oficinas no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário (...)
Clique aqui e saiba mais »


 
A solicitação das pessoas que tem interesse em propor a realização de Grupos de Interesse no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário (...)
Clique aqui e saiba mais »


 
Ajude a divulgar o 62º CBEn em sua cidade. Imprima abaixo as peças divulgativas:

baixar baixar
Folder » Cartaz »


 
A solicitação de lançamento de livros no 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, deverá ser realizada, previamente, mediante o preenchimento do formulário abaixo e envio do arquivo para o email:
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br


 
Win Central de Eventos: (62) 3241-3939
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br


 
aben eventos
   
 
62º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem