Trabalhos Científicos

 

Acesse os botões abaixo e confira as grades de apresentações dos trabalhos aprovados:


Prazo para Submissão: 31 de julho de 2016.

Prazos

Inscrição de trabalhos até 31/07/2016.
Proposição de cursos/oficinas: Inscrições Encerradas.
Reunião de grupos de interesse e lançamento de publicações cientificas (livro, revista, mídia eletrônica) deve ser feita até 30/07/2016.
Resultado das proposições aceitas pela subcomissão de temas e documentação até 15/08/2016.

 

Os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de resumo simples (150 a 300 palavras) ou resumo expandido (1.000 a 1.200 palavras), devendo incluir título, introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusão, contribuições / implicações para a Enfermagem e referências (no máximo cinco [5], no estilo Vancouver). O número máximo de autores por trabalho é de 5 autores, incluindo o relator.


O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda – 3,0 cm, margens inferior e direita – 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros.


O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda. Na linha seguinte deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do relator, alinhados à direita. Ao final do texto, deverão ser incluídos até três descritores (DECs Bireme - http://decs.bvs.br/) e indicado a qual dos eixos e áreas temáticas do evento o trabalho se vincula.

  1. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
  2. Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
  3. Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem


Os Eixos se desdobram em áreas temáticas para orientar o encaminhamento dos trabalhos, sendo elas:

1. Modelos de Ensino em Enfermagem
2. Inovações curriculares na formação profissional
3. Educação profissional
4. Formação e prática docente no ensino de Enfermagem
5. Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
6. Integração Ensino Serviço – Quando o Trabalho e a Escola se integram
7. Práticas avaliativas no processo ensino-aprendizagem
8. Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
9. Mobilidade na Educação em Enfermagem
10. Gestão do ensino de saúde e Enfermagem
11. Tecnologias da Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem


No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato. É obrigatório que o relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação. O relator inscrito na categoria de Associado da ABEn deverá enviar o comprovante digitalizado, no formato pdf ou jpeg, de quitação da anuidade de 2016, juntamente com o resumo, ao realizar sua inscrição no evento pelo link:https://www.goeventos.com.br/win/15senaden/congResumos.asp

Cada relator somente poderá submeter até dois trabalhos. O relator no momento da inscrição deverá fazer a opção pela modalidade de apresentação: comunicação coordenada; roda conversa; Prêmio Izabel dos Santos. Entretanto, a Subcomissão de Temas e Documentação poderá, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares, redirecionar a forma de apresentação.


Este redirecionamento inclui a transferência de trabalhos significativos para o desenvolvimento das discussões para as Áreas Temáticas que integram a programação, sem ônus para o evento, considerando que os autores já estão inscritos e estarão frequentando este Seminário.


Modalidades de apresentação de trabalhos científicos:
O autor deverá observar as normas de apresentação de trabalhos científicos de acordo com a modalidade de escolha. Quando o trabalho do autor for redirecionado pela Sub-Comissão de Temas e Documentação ele fará a adequação da apresentação a nova modalidade para qual foi redirecionado.


a. Comunicação coordenada
As apresentações na modalidade de comunicação coordenada, as apresentações serão organizadas com temas afins e o relator contará na sala com equipamento multimídia (data-show) e computador. O tempo de apresentação será de até 20 minutos, sendo reservado 05 minutos para perguntas. Nesta modalidade preferencialmente deverão ser encaminhados trabalhos de apresentação de resultados de teses, dissertações e pesquisas concluídas, que guardem relação com as temáticas do 15º SENADEn. Haverá um coordenador que ao final conduzirá a discussão sobre o tema com os participantes. Os relatores da Sessão Coordenada deverão permanecer no local até o final da discussão e entrega de certificado.


b. Roda de Conversa
As apresentações na modalidade de Roda de Conversa incluem: pesquisas, atividades de extensão, trabalhos de final de curso (TCC), monografias de conclusão de cursos de especialização, as quais devem respeitar as áreas temáticas do 15º SENADEn. O relator contará na sala com equipamento multimídia (data-show) e computador. O tempo de apresentação será de até 10 minutos. Haverá um coordenador que ao final conduzirá a discussão sobre o tema com os participantes ao final de todas as apresentações. Os relatores da Roda de Conversa deverão permanecer no local até o final para a participar da discussão e para a entrega de certificado.



c. Prêmio
Esta modalidade destina-se à apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão ao prêmio “IZABEL DOS SANTOS”. Os resumos (simples ou expandido) bem como o trabalho na íntegra, deverão ser enviados sem identificação dos autores, em formato PDF, via sistema online, conforme normas da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), não significando garantia de publicação dos trabalhos premiados neste periódico, disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm

Os trabalhos serão apresentados na forma oral com dispositivo de multimídia (data-show), com tempo de apresentação de 15 minutos. Haverá um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema com os participantes. Antes de inscrever o trabalho para prêmio, clique no link específico para conhecimento do Regimento do Prêmio. Para concorrer a prêmio, o trabalho deve estar inscrito no 15º SENADEn, ter caráter inédito atestado por seus autores e como condição sine qua non, ser apresentado por um dos seus autores, de forma oral. Como o prêmio tem um foco específico, é preciso seguir as normas.
clique aqui para ver as normas

Critérios para análise dos resumos

O processo de análise deve seguir as seguintes  regras:
1) O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do 15º SENADEn e relacionar-se ao eixo e área temática escolhida.
2) O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica, bem como encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.
3) O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.
4) Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos, e atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012, o(s) autor(es) deve(m) mencionar no resumo o número do protocolo de aprovação do projeto emitido por Comitê de Ética em Pesquisa.

Normas para lançamento de publicações:

Serão aceitas publicações inéditas, cientificas ou de ficção, nos diferentes formatos: CD rom, DVD, livro, revista, material educativo entre outras.
As inscrições deverão observar o que se segue:

  • As obras podem versar sobre o tema central e/ou seus eixos ou ainda estarem relacionadas ao ensino, pesquisa e trabalho em saúde e em enfermagem.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento ou a editora da obra ser expositora no evento.
  • A Subcomissão de Temas e Documentação analisará as solicitações, decidirá pela sua aceitação e notificará o autor do aceite.

Ao inscrever-se o solicitante deverá informar o seguinte: Nome da obra; Nome completo dos autores; Comprovante de inscrição do autor e/ou editora no evento; Resumo da obra; Capa e sumário do livro em CD; Ano de lançamento; Endereço e telefone do responsável pelo lançamento; Declaração de ineditismo da obra por um dos autores em eventos nacionais de enfermagem.

A listagem geral das obras selecionadas, informando a data, horário e local do lançamento, será divulgada na última versão da programação final do evento, que ficará disponível no site. Cada participante poderá lançar até duas obras.

Prazos

  • Inscrição de trabalhos até 31/07/2016.
    Proposição de cursos/oficinas: Inscrições Encerradas.
    Reunião de grupos de interesse e lançamento de publicações cientificas (livro, revista, mídia eletrônica) deve ser feita até 30/07/2016.
    Resultado das proposições aceitas pela subcomissão de temas e documentação até 15/08/2016.

Inscrições Encerradas!

As inscrições deverão ser encaminhadas para a ABEn Paraná aos cuidados da Subcomissão de Temas e Documentação, por meio do e-mail: aben-pr@abennacional.org.br e aben@aben-pr.org.br


A submissão de resumo bem como a proposição de cursos, oficinas e lançamentos de livros implica a aceitação, por partes dos responsáveis pelas produções, das normas descritas neste documento. Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos resumos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Os casos omissos nestas normas serão resolvidos pela Subcomissão de Temas e Documentação e Comissão Executiva do 15º SENADEn.