13º SENADEn - Apresentação
ABEn Eventos
Portal ABEn Eventos

ISSN
2316-3216
Uma década de diretrizes curriculares nacionais conquistas e desafios
 


Mensagem da ABEn Nacional »


A ABEn construiu uma história, ao longo de 85 anos de existência, perfeitamente articulada com as questões da educação em enfermagem, com o  propósito de zelar pelos interesses da profissão no país, e manter o patrimônio histórico e cultural da Enfermagem brasileira. No primeiro Estatuto da entidade, datado de 1929, constava entre suas finalidades a de "trabalhar incessantemente pelo progresso da educação de enfermeiras e pelo estabelecimento de escolas de enfermagem que tenham os mesmos requisitos da Escola Oficial do Governo", à época, a Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública.

No curso desse tempo, a Educação em Enfermagem no Brasil tem sido objeto de investimento da entidade, adquirindo organicidade na sua estrutura formal a partir de  1939, quando  foi instituída a Comissão de Educação, posteriormente divisão de educação até receber a denominação atual de Diretoria de Educação.

Nos anos de 1940, a Divisão de Educação  compôs uma Comissão Especial para a elaboração de um projeto que subsidiou o texto da Lei nº 775/49, institucionalizando o ensino de enfermagem no país como matéria de Lei. Tal iniciativa foi decisiva para a construção de um novo currículo de Enfermagem, consonante com as transformações sociais do contexto brasileiro.

Os anos 1960 foram marcados pelas lutas reivindicatórias da ABEn em torno do ensino da enfermagem, buscando a preservação dos princípios norteadores e conteúdos específicos da formação profissional da enfermagem. Nos anos 1970 a 1990, as discussões promovidas pela ABEn, com a participação das Diretorias de Educação de cada uma das 24 Seções, de representantes docentes e discentes das Escolas/Cursos de Graduação em Enfermagem e de enfermeiros dos serviços de saúde, ofereceram subsídios ao, então, Conselho Federal de Educação, que formalizou um novo currículo mínimo, em 1994.  No bojo desse processo, a ABEn, criou o “Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem no Brasil” (SENADEn), sendo o primeiro Seminário realizado em 1994. Até o ano de 2000, os SENADEn discutiram e fomentaram a elaboração e aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. A partir da aprovação das Diretrizes em 2001, voltou-se para a implantação e consolidação dos novos parâmetros estabelecidos, bem como as competências e habilidades por elas apontadas.

A ABEn, por meio de suas sucessivas gestões, tem dedicado uma grande parcela de seu trabalho, às questões da educação em enfermagem, em parceria com os órgãos formadores, as instâncias do Ministério da Educação e Escolas de Enfermagem de todas as regiões do país, por meio dos Fóruns de Escolas e Faculdades, que gradativamente estão se transformando em Conselhos Consultivos de Escolas.

Na perspectiva de manter o diálogo constante com a comunidade docente e permitir a elaboração de propostas efetivas, a ABEn tem no SENADEn, um espaço de privilegiado para as discussões relativas à educação e, assim,  proporciona a todos os profissionais da enfermagem, oportunidades para o debate político, aberto, plural e ético, favorecendo a análise, a avaliação e a troca de experiências entre os que se mostram comprometidos/responsáveis com a educação na área da enfermagem.

A ABEn, tendo a causa da educação como prioridade, está em constante busca para mobilizar esforços a fim de agregar enfermeiras(os) docentes e assistenciais, bem como estudantes de enfermagem, com o objetivo de discutir e consolidar um projeto educacional que atenda a necessidade social em saúde social. No 12º SENADEn, realizado na cidade de São Paulo, em 2010, lançou-se a Agenda Propositiva do Movimento pela Qualidade da Formação de Profissionais Enfermagem, uma iniciativa conjunta  da entidade com o Cofen, posteriormente ampliado para a inserção da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), sendo esse mais  um passo decisivo em sua trajetória de lutas, pelo fortalecimento da educação em Enfermagem no país.

No 13º SENADEn, a realizar-se entre 30 de agosto e 01 de setembro de 2012, na cidade de Belém do Pará, estaremos revisitando os 10 anos de implantação da Diretriz Curricular Nacional de Enfermagem, à luz das necessidades sociais em saúde. Além disso, inspirada em Pedro Demo, vamos repensar, no presente, os avanços e os ranços da expansão desordenada dos cursos/escolas e faculdades de Enfermagem no Brasil, como herança da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, seus efeitos sobre a mudança do perfil da categoria de enfermagem e do midiático questionamento sobre a qualidade do profissional formado. Para o futuro, definir proposições para superar os desafios impostos na atualidade; como por exemplo, a insuficiência de licenciados de enfermagem para o exercício da docência na educação profissional e a qualificação do enfermeiro para a função docente,  os quais contribuirão para a qualidade do profissional de enfermagem no desempenho do cuidado à pessoa, grupos e coletividades humanas. Nesse bojo, é preciso repensar sobre como  prosseguir melhorando a qualificação dos processos de avaliação de instalações e projetos pedagógicos de novos e velhos cursos; estabelecendo um redimensionamento da oferta de vagas segundo as necessidades sociais em saúde, entre outras iniciativas emergentes do coletivo.

Sejam todas e todos bem-vindos ao 13º SENADEn.

Ivone Evangelista Cabral
Professora Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Presidente da ABEn Nacional
Gestão 2010-2013.


Imprimir »   |   Principal »   |   Topo »   |   Voltar »


Notícias e Destaques »


Curta a fanpage da ABEn Nacional Fanpage ABEn Nacional




Certificado online »
Certificado online
Acesse o sistema para imprimir o seu certificado de participação.
Clique aqui »


Últimas Notícias »
Acesse as notícias e destaques e mantenha-se informado e atualizado. Clique aqui »


Informativo »
Inscrições em grupo têm desconto 10%
Informativo SENADEn
Clique aqui »
Informativo SENADEn
Clique aqui »


ATENÇÃO:
A Comissão de Temas do 13º SENADEn informa a todos os participantes, que por determinação do REGIMENTO do evento, todos os autores que enviarem trabalhos concorrendo a Prêmio deverão escrever de próprio punho que o trabalho a ser apresentado é INÉDITO.

Se você enviou trabalho científico, na modalidade de resumo expandido, e foi aprovado pela Subcomissão de Temas, tem chances de ser escolhido pela Comissão de Premiação do Premio Izabel dos Santos (trabalhos que tem por objeto a educação profissional técnica de nível médio em Enfermagem) para apresentá-lo em Sessão Especial. Fique atento as Normas de Inscrição no evento para que não perca essa oportunidade. Após o término do prazo de inscrição, a Comissão de Premiação estará analisando a adequação, pertinência e conteúdo desses trabalhos. Boa sorte!

Trabalhos Científicos »
Agora você tem até o dia 20 de julho para enviar seu resumo. Última data! Não perca, pois não será mais prorrogado!
Clique aqui »


Regimento do 13º SENADEn »
Informe-se! Para baixar o regimento interno do evento clique aqui »


Local do Evento »
Local do Evento
Universidade da Amazônia UNAMA
Campus BR - Rodovia BR 316 / km 3
Ananindeua (PA) - Saiba mais »


Fale Conosco »
Fale Conosco
ABEn Nacional: (61) 3226-0653
SGAN Quadra 603, Conjunto B
Brasília/DF - CEP 70830-030
aben@abennacional.org.br
www.abennacional.org.br

Win Central de Eventos: (62) 3241-3939
Rua 53, nº 58 - Jardim Goiás
Goiânia/GO - CEP 74.810-210
eventos.go4@wincentraldeeventos.com.br
www.wincentraldeeventos.com.br
 
Apresentação »   Diretoria ABEn »   Comissão »   Local »   Programa »   Inscrições »   Trabalhos Científicos »   Patrocínios/Estandes »   Pacotes »

13º SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem
30 de agosto a 01 de setembro de 2012 - Universidade da Amazônia (UNAMA - Campus BR) - Belém (PA)

© Todos os direitos reservados a ABEn